sexta-feira, 31 de outubro de 2008

*CONHEÇA AS PRINCIPAIS DANÇAS DA AMÉRICA LATINA*


SURINAME / GUIANA / GRANADA / BARBADOS

Não tem danças próprias, suas culturas estão relacionadas com os países de Língua Inglesa do Caribe.


VENEZUELA

http://br.youtube.com/watch?v=-yYwiyUsgbY
Joropo é por excelência a dança típica da Venezuela, embora também sejam destacadas a Salsa e La Locaína.
Existem três tipos de Joropo, o de Lianero que caracteriza-se por sapateado forte do homem e passos mais sutis da mulher. O Tuyero central é mais pausado sendo seu ritmo mais acelerado e também o Oriental, usado para celebrar a Cruz de Mayo, festa popular na parte leste do país.
Os dançarinos ficam em um círculo e giram ao contrário dos ponteiros do relógio formando figuras tradicionais. O homem guia a mulher e esta o segue. São quatro os instrumentos para se tocar o Joropo: o bandolim, uma espécie de viola, harpa e as maracás.
É uma dança representando uma festa popular, é um baile alegre e divertido e reúne seus participantes e em cada zona geográfica toma sua própria essência, desenvolvendo diferentes figuras e passos.


TRINIDAD E TOBAGO

Calypso: Nasceu no carnaval de Trinidad e Tobago. Tinha no seu início um clima de "duelo" político. Cantores mais famosos: Harry Belafonte.
Calypso é um ritmo afrocaribenho que inclusive foi um dos ritmos a influenciar a maneira como a salsa é hoje em dia.
Os ritmos do calypso são ouvidos desde a chegada dos primeiros escravos africanos trazidos para trabalhar nas plantações. O calypso foi usado como método de comunicação em que ironizavam seus “donos” e os que os capturaram.
Foram músicas que ajudaram na unificação dos escravos, e que influenciaram diversos outros ritmos, inclusive participando na fusão de ritmos que deram origem à Salsa.
No carnaval de Trinidad e Tobago se utilizam principalmente os tambores e as claves.


SÃO VICENTE E GRANADINAS

A música e a dança popular são elementos fundamentais e cotidianos. Nos ritmos e melodias captam-se as condições históricas de Las Granadinas, plasmando nos diferentes ritmos uma proposta inovadora. A música e as danças africanas desembarcaram nas ilhas do Caribe com os escravos pretos que chegaram do continente australiano, não localizada uma dança especifica é um dos países mais pobres da Comunidade Britânica.

Nenhum comentário:

DANÇANDO COM OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

DANÇANDO COM OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
Pluralidade Cultural

Seguidores