sexta-feira, 31 de outubro de 2008

PARANÁ:
No Paraná, os dançadores, denominados “folgadores” e “folgadeiras”, executam as variadas coreografias que configuram as danças e lhes dão nomes determinados: Anu, Andorinha, Chimarrita, Tonta, Caranguejo, Vilão do Lenço, Xarazinho, Xará Grande, etc. O acompanhamento musical é feito com duas violas, uma rabeca e um pandeiro rústico, a duas vozes são “tirados” pelos violeiros, que reproduzem versos tradicionais ou improvisam letras circunstanciais. As coreografias, uma grande roda ou pequenas rodas fileiras opostas, pares soltos e unidos. Os passos podem ser valsados, arrastados, volteados, etc., entremeados de palmas e castanholar de dedos. O sapateado vigoroso é feito somente pelos homens, enquanto as mulheres arrastam os pés e dão volteios soltos.
O fandango freqüentou palácios, fez saracotear a aristocracia brasileira, depois foi adotado pelo povo. No Nordeste do Brasil fandango é um bailado popu­lar, também chamado de marujada. No Sul, fandango é uma dança individual, ou de pa­res, acompanhada em geral por violas. As danças do fandango recebem diversos nomes: andorinha, anu-chorado, anu-velho, chamarrita, chi-marrete, gracinha, marrafa, manjericão, tontinha, tirana, tiraninha, pagará, monada, vilão de lenço, vilão de agulha, mandado. O Fandango (um bailado popular) chegou ao litoral do Paraná com influência espanhola.Três séculos já se passaram e nesse correr dos anos, o Fandango paranaense, tornou-se uma dança típica do caboclo litorâneo, folclórico por excelência. Sua coreografia possui características comuns, com nomes e ritmos fixos para cada marca, ou seja, uma suíte ou reunião de várias danças, que podem ser bailadas (dançadas) ou batidas (sapateadas), variando somente as melodias e textos.

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DANÇANDO COM OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

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