sexta-feira, 31 de outubro de 2008

SÃO CRISTÍVÃO E NEVES / EQUADOR / GUATEMALA

Não localizada nenhuma informação referente à dança.


PORTO RICO
http://br.youtube.com/watch?v=NPnljWEDz0k
O ritmo bandeira de Porto Rico é a salsa, produto do encontro das músicas afro-caribenhas como o jazz. É como um mambo, mas tocado com instrumentos mais modernos. As suas raízes podem ser procuradas nos contatos que fez Tito Puente nos clubes de Nueva Yorke, depois da II Guerra Mundial. O Latin Jazz Ensemble de Tito Puente ainda é uma das bandas mais famosas do mundo e a salsa tem situado Porto Rico no mapa internacional da música popular. Teve o nome criado e registrado por um dono de gravadora que mais tarde produziu o filme Salsa. Cantores mais famosos: Edwin Pitre Son Caribe, Célia Cruz, Oscar D'Leon e Tito Puente. Salsa é uma palavra espanhola que quando traduzida dá "tempero". Quente, picante, e cheio de sabor latino exótico, a dança Salsa é verdade a seu nome.

REPUBLICA DOMINICANA / DOMINICA
http://br.youtube.com/watch?v=jUPGEa-FMDI
O Merengue é a dança folclórica dominicana que se difundiu mundialmente e que todos consideram como a dança nacional da Republica Dominicana e Dominica.
É um ritmo veloz e malicioso tem o seu nome derivado do jeito que os dominicanos chamavam os invasores franceses no Século XVII (Merenque). Cantores mais famosos: Juan Luis Guerra e Walfrido vargas.
O Merengue em 1850 tornou-se moda desbancando a Tumba, até então o ritmo mais popular dominicano, e por este fato ocorreram muitos desafetos.
Na dança o homem e a mulher entrelaçados se movimentam lateralmente, logo podendo dar voltas à direita ou para a esquerda, no qual os pares não se separam jamais. Existe também o merengue de figura, no qual os pares fazem diversas evoluções, porém sempre sem se soltarem. Apesar do seu auge entre as massas populares, as classes mais altas não aceitaram o merengue por causa da sua vinculação com a musica africana, e as letras também que os acompanhava – geralmente picantes. Durante a celebração de uma festa propuseram a Luis Alberti, que ia se apresentar com sua orquestra, que compusesse um Merengue com letras decentes, e este aceitou. A partir desse momento o novo ritmo começou a disseminar-se por todo o país, produzindo diversas variantes. Isto deu origem a duas formas de Merengue bem diferentes entre si. O merengue folclórico que ainda se encontra nos campos (autentico) e o Merengue de salão que como mais se difundiu, a grande maioria acredita que seja o folclórico.
Há duas versões populares da origem da dança nacional dominicana, o Merengue. Uma história alega a dança originada com escravos que foram acorrentados junto e, da necessidade de arrastar uma perna enquanto cortavam cana de açúcar ao som das batidas de tambores. A segunda história alega que um grande herói foi ferido na perna durante um das muitos revoluções na República dominicana. Na festa de boas-vindas a casa com uma celebração de vitória todo o mundo que dançava se sentiu obrigado a mancar e arrastar um pé. O instrumento que acompanhava: As bandurrias dominicanas (similar a um pequeno violão)
BACHATA
Ritmo das favelas da Republica Dominicana, considera-se um híbrido do Bolero com outras influências musicais como o Cha-cha-cha e o Tango

Nenhum comentário:

DANÇANDO COM OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

DANÇANDO COM OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
Pluralidade Cultural

Seguidores