sexta-feira, 31 de outubro de 2008

HAITI
http://br.youtube.com/watch?v=rahgIhgOmH0
Merengue é a dança conhecida da Republica do Haiti. Não tem dança própria, mas pelo culto ao voduismo a dança e o canto se fundem com o rufar dos tambores a cada cerimônia vodu.


CUBA
http://www.youtube.com/watch?v=GDu1XgOBaYo
A dança de Mambo é originaria de Cuba, onde havia determinações significativas de haitianos.
Na ilha executam-se ritmos que tem sua base na música de origem crioula (e depois modificada pelos escravos pretos, procedentes da África), pelo que o resultado é uma explosão de ritmos muitos variados. Destacam-se a habanera, o danzon, a sandunguita (a sandunga é uma dança popular mexicana originária de Chiapas e típica da região de Tehuantepec e Oaxaca), o samba de origem brasileira, a cong, executadas por grupos colocados em dupla fila e ao compasso de um tambor.
O cha-cha-cha derivado da combinação de determinados ritmos de rumba e mambo e finalmente a rumba de origem africana o ritmo mais popular na ilha. Para sua execução são utilizados instrumentos de percussão.



BAHAMAS

Muitos bahamenses têm um lado artístico, que expressam por meio de sua arte colorida, música contagiante e dança exuberante. Não bem uma dança, o rushin’ é mais uma marcha de desfile animada que consiste de dois passos para frente seguidos por um passo para trás. O jump-in-dance teve suas origens no Oeste da África. Os dançarinos –liderados por uma pessoa– dançam em um círculo enquanto um deles se apresenta solo no centro. Há palmas, canto e às vezes uma bateria. Após alguns minutos, o dançarino no centro escolhe outra pessoa (geralmente do sexo oposto) para assumir seu lugar e a dança prossegue desta forma.

Nenhum comentário:

DANÇANDO COM OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

DANÇANDO COM OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
Pluralidade Cultural

Seguidores