sexta-feira, 31 de outubro de 2008

COLÔMBIA
http://www.youtube.com/watch?v=SWRQzVAs6eo
Porro é uma dança típica da Colômbia e tem um gênero musical (cantado) originário da Colômbia. Semelhante à rumba cubana. O porro surgiu no final do século 19 no norte da Colômbia, como resultado da fusão de melodias tocadas por indígenas e ritmos trazidos por escravos africanos. Ele conquistou grande popularidade entre 1910 a 1930, quando foram compostos os principais clássicos do gênero. Meia-noite Na época, sua execução em festas de classe média só era permitida após a meia-noite, porque o porro era classificado como uma música de pessoas negras e pobres. Depois de 1930, porém, o gênero passou a ser tocado por grupos de jazz, bandas e orquestras. Entre os principais representantes do gênero estão Alejandro Ramírez Ayazo (1883-1967), Pablo Garcés Pérez (1881-1965), Clímaco Sarmiento (1916-1986) e Pacho Galán (1909-1988).



PERU
http://www.youtube.com/watch?v=eyJ_ydPM1jE
O huayno considerada a dança andina por excelência, tendo em suas origens influências ocidentais apresentando com isso diversas variantes regionais.
A dança realiza-se em parelhas que fazem giros e movimentos a partir de pequenos brincos e sapateados que marcam o ritmo.

FESTEJO é uma dança afroperuana muito popular na costa central. Dança-se em parelhas, insinuando e ao mesmo tempo evitando o contato físico. Os movimentos alegres desenvolvem uma expressividade corporal cheia de sensualidade.

DANÇA DA TESOURA é basicamente uma manifestação da arte e destreza física, constituindo basicamente um complexo ritual. Uma série de mistérios rodeiam os executantes do ritual, os quais numa mostra de força e elasticidade, põem a prova sua destreza mediante saltos ginásticos ao ritmo da harpa e violino. Na dança são executadas diversas provas como: introduzir espadas pelo esôfago, comer insetos, sapos e cobras entre outros. O instrumento central da dança são as tesouras.

SIKURI, dança-se em grupos números formando comparsas que organizam-se em grandes círculos ao redor dos músicos que tocam zampoias de diferentes tamanhos. A composição coreográfica permite que um grupo de executantes emita somente a metade das notas requeridas, sendo com isso necessário que um outro grupo participe para completar a melodia.

MARINERA dança de grande dinamismo com movimentos elegantes e uma coreografia muito complexa de seqüências sincronizadas, cada membro da dança leva o ritmo com um lenço na mão, que é utilizado para o galanteio, apesar de nunca se produzir um contato físico. Os instrumentos utilizados são: a viola e o caixão.
Na atualidade continuam a assimilação de novos instrumentos e a criação de novos gêneros, permitindo com a inovação musical um caráter dinâmico da cultura peruana.

Nenhum comentário:

DANÇANDO COM OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

DANÇANDO COM OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
Pluralidade Cultural

Seguidores