sexta-feira, 31 de outubro de 2008

MÉXICO
http://br.youtube.com/watch?v=TnVYxAtSU6A
O México já possuía antes da chegada dos espanhóis, uma grande variedade de danças.Os religiosos que evangelizaram estas terras tentaram extirpa-las por considerarem muitas delas como ritos pagãos e como encontraram uma grande resistência tentaram modifica-las.
Os povos indígenas que possuíam grande imaginação as modificaram mais na aparência do que seus fundamentos, e até hoje muitos de seus passos e vestimentas remontam dos mesmos usados por seus ancestrais.
A dança mexicana é um conjunto de coreografias típicas de várias regiões do país. São danças ricas em melodia, ritmos e movimentos que podem ser acompanhadas não somente por instrumentos como a guitarra mas também por canto. Outras danças que se destacam: Danzon, o Cha-cha-cha, a sadunga, a jarana e o jarabe tapatio.
O cha-cha-cha recebe este nome pelo barulho feito pelos dançarinos na pista de dança.
São interpretes famosos Agustín Lara, Jorge Negrete entre outros. Bandas mexicanas que atravessaram a fronteira do país: El Tri e Maná.
Destaque também para o Bolero dança romântica por natureza que sofreu diversas modificações desenvolvendo temas mais românticos e ritmos mais lentos em Cuba, Porto Rico, Republica Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela, Uruguai, Argentina e Brasil. O mais celebre bolero mexicano é sem dúvida – Bésame Mucho, composto por Consuelo Velasqués - 1941


BELIZE

Danças dos comparsas põe cor, música e alegria ao país, é todo um espetáculo de música executada por bandas de marimba (semelhante a um xilofone, porém com um som mais grave devido a uma caixa de ressonância constituída por tubos).


JAMAICA
http://br.youtube.com/watch?v=Zx2zviHnkYo
Grande personagem do reggae Bob Marley. O reggae é associado ao movimento rastafari, este influenciou muitos dos músicos nas décadas de 70 e 80. (rastafari – movimento religioso que proclama Haile Selassie I, imperador da Etiópia como deus reencarnado). Num dos capítulos mais vergonhosos da história mundial, cerca de 400 milhões de Africanos foram arrancados de seu continente para trabalhar como escravos na Europa e nas Américas. Essa mão de obra barata e qualificada foi de extrema importância para a Jamaica. A ilha recebeu sua primeira leva de escravos em 1509, quinze anos depois de ser descoberta por Cristóvão Colombo - a população indígena nativa tinha sido dizimada em poucos anos. Os novos moradores chegaram trazendo cultura e cânticos próprios. Do cruzamento de sua música com as tradicionais canções piratas nasceu à primeira identidade musical da Jamaica O MENTO. A esta mistura do mento com o reggae estilo de musica local, surgiu um ritmo chamado SKA que nada mais é do que uma pajelança dos estilos musicais que embalavam a Jamaica. O sacolejo envolvente do Ska impulsionava vários novos artistas, em 1962 Jimmy Cliff, então com 14 anos, emplaca seu primeiro hit. http://br.youtube.com/watch?v=m_lX_-l14B0

Nenhum comentário:

DANÇANDO COM OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

DANÇANDO COM OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
Pluralidade Cultural

Seguidores